Como avaliar soluções interativas?

As soluções interativas de realidade virtual têm como objetivo principal o envolvimento do utilizador interagindo num ambiente que não é real.

Estas soluções necessitam de ser avaliadas, nomeadamente nos aspetos tecnológicos, psicológicos e sociais.

Referente ao nível tecnológico, temos de ter em atenção ao funcionamento dos periféricos que proporcionarão a experiência interativa do utilizador e a qualidade gráfica do ambiente virtual e o realismo, partes importantes da interatividade, pois dão um grande contributo para a imersão do utilizador na realidade virtual.

Em termos da psicologia, é de referir a intensidade das várias sensações que o utilizador pode pressentir durante o período de tempo em que o utilizador está imerso na realidade virtual em que trabalha/desfruta.

Relativamente à questão social, estende-se desde o objetivo da própria criação do ambiente até a sua necessidade e importância. O balanço entre os benefícios e os riscos do progresso de projetos sobre este tema.

Desta forma, para avaliar estas soluções interativas, de uma forma mais completa e objetiva, analisam-se as seguintes características:

  • Funcionamento dos dispositivos periféricos e a sua ergonomia*;
  • Qualidade gráfica dos ambientes virtuais e o seu realismo perante o olhar do utilizador;
  • Contributo para a imersão do utilizador;
  • Utilização adequada das cores;
  • Aspetos visuais;
  • Qualidade adequada do som;
  • Qualidade da estimulação táctil e da perceção da força;
  • Funcionamento e objetivos da simulação;
  • Outras características mais específicas relacionadas com a área ou domínio em que se insere.
* Ergonomia: a ciência de projetar o trabalho, os equipamentos e local de trabalho para adequá-lo ao trabalhador.

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